quarta-feira, 25 de julho de 2012

Papagaio Verdadeiro (Brasileiro)


Amazonas aestiva, uma das aves mais conhecidas do Brasil por ser nativo daqui. É um pássaro monogâmico(se relaciona com somente um companheiro por toda a vida) e colorido.
Conhecido principalmente pela sua inteligência, aprende com facilidade a falar e a imitar sons aos quais está acostumado a ouvir com frequência, como latidos de cachorro ou som de telefone.
Por conta do grande valor comercial, é alvo de caçadores que sobem aos ninhos e os retiram de lá ainda filhotes. Isso diminui e muito a chance de sobrevivência dos louros, e é por esse motivo que a venda dessa ave é controlada pelo IBAMA. Para poder possuir um exemplar desses, é necessário ir à uma loja autorizada pelo Instituto e a ave deve ser anilhada e comprada juntamente com o documento de licença. Isso juntamente com a dificuldade de se criar papagaios em cativeiro, aumenta o seu preço.
São populares também por terem longas vidas, existem relatos de papagaios com 80 anos de vida. Casos raros, por melhor que sejam tratados..


Caso já tenha um papagaio, ou esteja interessado em comprar um, seguem algumas dicas básicas;
Gaiola:
É uma ave que exige uma gaiola de metal, e com bastante espaço. Por isso, não é aconselhavel utilizarmos uma gaiola menor do que 100x60x50cm(tamanho aproximado).
Alimentação:
Uma das alimentações mais variadas de todas as aves. Se alimentam das sementes de girassol grande, amendoim com casca, aveia, arroz com casca. Frutas, das mais variadas possíveis como maçã, banana, uva, kiwi, ameixas, castanhas. Ofereça também vegetais, como couve, almeirão, brócolis, rúcula, etc.
Facilmente se encontram rações e farinhadas industrializadas para essa espécie, é interessante oferecer também pão velho, milho cozido, biscoitos de água e sal.
Nunca ofereça alface ou chocolate, pois podem causar disfunções intestinais bem como sonolência.
Fiquei atento ao que a ave come, pois por te acesso a vários locais diferentes da casa, ela pode se alimentar com produtos prejudiciais à sua saúde. 
Reprodução:
A reprodução em cativeiro é difícil de acontecer, a primeira coisa a se fazer arrumar um local muito grande, com possibilidade de voo e juntar o casal. Papagaios atingem a maturidade sexual com 5 anos somente. 
A época de reprodução vai de setembro à março e o período de incubação dos ovos varia em cerca de 28 dias.
Com aproximadamente 2 meses de vida, os filhotes saem dos ninhos.
Sexagem:
O dimorfismo sexual na espécie é muito pequeno, segundo o site Wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Papagaio-verdadeiro) podemos diferenciar machos e fêmeas a partir da íris do olho. Nos machos elas são amarelo-laranja e nas fêmeas são vermelho-laranja. Mas essa diferenciação só pode ser feita por criadores muito experientes.
Existem ainda alguns criadores que dizem que os machos são mais barulhentos que as fêmeas, o que é comum na maioria das espécies. Mas ainda assim não é fácil separar machos de fêmeas.
Por isso, o melhor método é mesmo o exame de DNA, que garante com aproximadamente 99% de certeza o sexo do animal.


 Filhotes no ninho com aproximadamente 45 dias.

Como amansar e como ensinar a falar:
Como amansar seu papagaio






Nenhum comentário:

Postar um comentário